Gourmet ou não gourmet? Eis a questão!



Tapioquinha rústica com renda de crème brulée, paleta mexicana, pipoca gourmet, brigadeiro gourmet, macarrão gourrmet, cachorro quente gourmet, gourmet, gourmet, gourmet!!!!

E um salve à gourmetização da vida!!!!

Nos últimos tempos,  a imagem do chef inglês Gordon Ramsay apontando para um prato virou meme e piada nas redes sociais. O famoso "raio gourmetizador" ganhou adeptos em todo lugar.

A tapioquinha da esquina ganhou um novo status, a van com capô aberto na parte de trás vendendo sanduíche no fim da balada agora é chamada de food truck e até o famoso picolé ganhou outro nome e nacionalidade.

Mas e o que a gente vê por aí é realmente gourmet?

Gourmet é uma palavra de origem francesa que pode definir várias coisas. O dicionário Michaellis define gourmet como o que conhece os bons pratos e busca os maiores prazeres a mesa. Gourmet é tudo aquilo que é ligado a haute cuisine, a alta cozinha, onde os pratos são preparados com os melhores ingredientes pelos conhecedores das melhores técnicas.

E com a disseminação e expansão do mercado gastronômico, cada vez a alta cozinha se torna mais acessível ao consumidor. Antes, termos como patisserie, rotisserie, steak house, brigaderia e outros tantos tipos de serviço não são mais tão distantes assim.





E como tudo na vida, isso tem dois lados. A gastronomia ganha cada vez mais espaço e apreciação, contudo sempre vai ter quem se aproveite disso de um jeito ruim,

Produtos gourmets existem sim e tem muita gente boa trabalhando para que eles sejam realmente gourmets,  Mas não se pode negar que tem muito gato por aí sendo vendido como lebre. Muito picolé sendo vendido como paleta mexicana e muito besta pagando caro pela tapioquinha da esquina.

Gourmet ou não gourmet, eis a questão! Cabe a você descobrir!



Comentários