Cinema e Gastronomia: Estômago


Dia de dica de filme, e hoje vamos de cinema nacional com o filme "Estômago", do diretor Marcos Jorge.


O filme de 2008 conta a história de Raimundo Nonato, interpretado por João Miguel. Raimundo sai do nordeste rumo a cidade grande para trabalhar. Chega sem eira nem beira num bar xexelento e acaba arrumando emprego por lá pra conseguir viver. O dono do bar, um cara grosso e sem classe ensina Raimundo a fazer coxinhas e pastéis, mas Raimundo descobre que consegue cozinhar e muito bem. E suas coxinhas acabam transformando a espelunca em um sucesso. 

E é no bar que ele conhece Seu Giovanni, dono de um restaurante italiano que leva Raimundo para trabalhar lá e ensina tudo o que a alta gastronomia tem a oferecer entre vinhos e queijos.

Nesse caminho, além de descobrir que é um Picasso da cozinha, Raimundo conhece e se apaixona por Iria, personagem de Fabiúla Nascimento, uma garota de programa que adora comer bem e se aproveita de Raimundo para isso.

O filme gira todo em torno de dois roteiros, um se passa na cadeia e outra conta toda essa trajetória de Raimundo. Lá, Alecrim, como Raimundo é conhecido, relata o cotidiano da prisão, onde ele fica famoso cozinhando para seus companheiros. Mas porque ele vai parar no xadrez? Só o final do filme vai dizer, e eu não vou fazer spoiler aqui. hehehehehehehe

"Estômago" é engraçado e cheio de imagens bonitas e boa música. O Raimundo de João Miguel é um cara simples e que usa isso para contar segredos da gastronomia que a maioria das pessoas nem sonham. É bom para quem gosta de cozinha, porque mostra a realidade de dois cotidianos diferentes, um boteco e um restaurante chique. 

Outro destaque é Babu Santana, no papel de Bujiu, o cara que manda na cadeia onde Raimundo cumpre pena. É engraçado, carrancudo e manda muito bem no papel do chefão. Super recomendo.

Olha o trailer:



Dica do Paneleando: Esse canal no Youtube tem cerca de 80 filmes grátis para assistir no site, entre eles, "Estômago". Assistam, é de graça. :D

Comentários