Cinema e Gastronomia: O Tempero da Vida



O filme conta a história de Fanis, um menininho grego que vive em Istambul e passa grande parte da sua vida na loja de especiarias do avô. Por ocasião do conflito entre gregos e turcos, seu pai que é grego é obrigado a deixar a Turquia e ir morar na Grécia.

Na Grécia, Fanis vive a espera da visita de seu avô e de sua amada Saime, uma amiga por quem sempre fora apaixonado e que prometera vir com o avô, quando esse fosse a Grécia. O avô de Fanis é praticamente o filósofo da Gastronomia, sabe cada tempero, para cada comida. Ele também ensina Fanis a astronomia e faz comparações quase líricas entre suas especiarias e as estrelas.

Fanis se torna um astro-físico e depois da doença de seu avô, se vê obrigado a voltar a Turquia para visitá-lo e a partir daí ele começa a relembrar tudo que se passou na sua. Os costumes de sua família, a preocupação do pai em vê-lo sempre na cozinha, já que cozinha era coisa de mulheres.

Um filme muito bonito. Com culturas tão diferentes e ao mesmo tempo, nem tão longínquas. Apesar de se passar entre Atenas e Istambul podemos perceber que temos grandes semelhanças com aquele povo que vive do outro lado oceano. Um destaque para Ieroklis Michaelidis, que faz o pai de Fanis, o ator é divertido em vários tons, ele é crível tanto na comédia como no drama. E o casal formado por Georges Corraface e Basak Köklükaya é simplesmente uma comunhão com os deuses.

Assistam!

Comentários